OLED e AMOLED: quais são as diferenças?

OLED é uma tecnologia de tela popular na televisão e no mercado dos telefones móveis. No entanto, a Samsung e algumas outras marcas de smartphones, usam a tela AMOLED. Então, quais são as diferenças entre OLED e AMOLED?

mm

OLED e AMOLED: as diferenças

Geralmente, OLED e AMOLED são duas tecnologias de telas que estão populares nos dias de hoje. A OLED existe no mercado de televisão e móvel, enquanto a AMOLED é famosa no mercado de smartphones (Samsung, Xiaomi, Asus, etc). É fácil se confundir entre estas duas. No entanto, existem algumas diferenças principais.

Para começar, OLED significa Organic Light Emitting Diode (Diodo que emite luz orgânica). Ele contém um material orgânico que cria a luz, quando a eletricidade passa através dele. Esta tecnologia tela tem a vantagem de apresentar cores pretas. Além disso, as telas OLED têm uma ampla imagem angular e uma grande relação de contraste, que é melhor na exibição de imagens. Enquanto isso, AMOLED significa Active-Matrix Organic Light Emitting Diode (Diodo que emite luz orgânica ativa em matriz). Então, AMOLED é diferente de OLED com o “active-matrix” (ativa em matriz). Para ser simples, AMOLED é uma versão atualizada do OLED.

ami-1

Uma das características melhoradas de AMOLED é o TFTs. TFTs é a abreviação de Thin-Film Transitors (transitores de película fina), que é usado na ativação do “active-matrix”. Ele ajuda a controlar os pixels de forma mehorada na tela AMOLED. Este recurso é necessário para produtos de alta qualidade, especialmente os dispositivos com tela de tamanho grande. Assim, a tela AMOLED tem uma vantagem sobre a OLED em dispositivos de tela grande, em termos de exposição.

OLED e AMOLED: As escolhas do futuro

No final, OLED e AMOLED não são muito diferentes. No entanto, a tecnologia AMOLED ainda é um passo na frente da OLED, uma vez em que é melhor na exibição de telas grandes. Ambos são tipos de tela de alta qualidade que têm grande visão angular e relação de contraste grande. É por isso que elas estão se tornando bastante populares na televisão e no mercado móvel. No entanto, o custo de produção é uma das limitações da tecnologia OLED e AMOLED. No momento, os fabricantes estão fazendo esforços para reduzir custos, por isso podemos esperar que eles vão ser mais baratos no futuro.