Resistente à água VS Repelente de água VS À prova d’água: três recursos diferentes

Você já se perguntou porque alguns smartphones são à prova d’água, enquanto outros são taxados de resistentes à agua, ou repelentes de água? Hoje nós vamos te ensinar como distinguir esses três recursos!

Xperia-M4-Aqua-e1473408945382

Resistente à água, repelente de água e à prova d’água: as definições

Dentre os três termos, o dispositivo que é resistente à água é o menos poderoso. Estes são capazes de resistir ao “ataque” de água em alguns níveis, mas não completamente. Normalmente, esses dispositivos são cobertos com uma fina camada de alguma substância que aumenta a sua capacidade de se manter a salvo na presença de uma pequena quantidade de água. Por exemplo, os dispositivos resistentes à água podem sobreviver a chuvas leves, mãos molhadas e suores. No entanto, esse recurso pode se desgastar após um longo tempo de uso. Você pode encontrar esse recurso em smartphones recentes da Sony, como o X Performance, XA, XA Ultra…

Celulares repelentes de água estão um nível acima dos resistentes à água. Esses dispositivos são capazes de repelir a água por eles mesmos, ou você pode chamá-los de dispositivos hidrofóbicas. Os chamados dispositivos repelentes de água são geralmente cobertos por uma camada muito fina de material nanotecnológico. A água não consegue permanecer na superfície deste revestimento, que pode ser localizado no interior do aparelho, no exterior ou até mesmo nos dois juntos. Os dispositivos com essa tecnologia tem maiores chances de sobreviver a uma maior penetração de água do que os smartphones comuns.

Resistente à água

Por último, mas não menos importante, temos os aparelhos à prova de água. Se o seu smartphone é rotulado como “à prova d’água”, ele é capaz de permanecer intacto depois de um “ataque” pesado de água ou, em outras palavras, é completamente impermeável. Tais dispositivos podem ser colocados na água por horas sem nenhum problema. Os usuários podem colocar esses dispositivos em seus bolsos enquanto estão nadando ou até mesmo em atividades de mergulho.

Resistente à água, repelente de água e à prova d’água: e os smartphones?

Há muitos smartphones que vêm com algum recurso de proteção à água. Alguns deles são rotulados como “impermeáveis”. No entanto, se considerarmos as definições acima, nenhum dos smartphones hoje em dia são completamente à prova d’água, exceto os poderosos aparelhos para fins militares como o Sonim XP7, Samsung Galaxy S7… Então, se você tem um Samsung Galaxy Note 7 ou quer comprar um iPhone 7, não tente testar a sua capacidade de resistir a água com métodos extremos, porque essa função pode se desgastar após um longo tempo de uso.