RAM nos smartphones: O que é e quanto é o suficiente?

2 GB de RAM, 3 GB de RAM, 4 GB de RAM, e até 6 GB de RAM estão comumente disponíveis nos smartphones de hoje! Mas você sabe o que é a RAM em um smartphone e como ela funciona? Vamos dar uma olhada neste artigo para ter a resposta!

RAM nos smartphones

O que é a RAM em um smartphone e as suas funções?

RAM significa memória de acesso aleatório (Random Access Memory). Nos smartphones, a RAM é um fator muito importante por trás do chipset! A maioria das RAMs nos smartphones são regraváveis. Todos os dados armazenados na RAM são apenas temporários. Tudo que está na RAM do smartphone é excluído quando o smartphone é desligado (a mesma coisa acontece com os computadores também). Uma RAM maior significa um maior espaço de armazenamento para os dados temporários!

A função da memória RAM para um smartphone é gravar as mudanças que ocorrem enquanto os programas e aplicativos do telefone estão funcionando! A RAM também é responsável por armazenar os dados que atualmente são acessados e usados pelos aplicativos. Quando você realiza múltiplas tarefas, você involuntariamente cria dados! E sem a RAM, não há nada para manter esses dados! É por isso que a RAM é uma obrigação no smartphone! Você pode se perguntar por que tais dados não são armazenados na ROM. Na verdade, a ROM é destinada apenas para os dados “visíveis” – os dados que você consegue “ver” no explorador!

RAM nos smartphones

Quanto de RAM é necessário em um smartphone?

Atualmente, existem smartphones com 2 GB de RAM, 3 GB de RAM, 4 GB de RAM e até 6 GB de RAM! Então, quanto que é suficiente? Hoje em dia, os chipsets dos smartphones estão se tornando melhores e melhores, o que resulta em uma condução mais rápida das tarefas! A RAM em um smartphone desempenha o papel de um assistente do processador! Portanto, se seu smartphone já embala um grande chipset (como o Snapdragon 800 e acima dele), uma RAM com 2 GB de RAM ainda funciona perfeitamente bem!

Mas no caso de você não entender o que é um processador ou você não sabe qual é o processador do seu telefone, você pode julgar um telefone pela seu RAM. Para os usuários comuns que usam seus telefones para redes sociais, fotografia e vídeos, uma RAM com 3 GB já é suficiente! Mas se você é um jogador pesado, você vai precisar de uma RAM de 4 GB ou superior porque esses jogos vão consumir uma grande quantidade de espaço!