4 razões pelas quais a sua conexão Wi-Fi fica lenta – e dicas para arrumar

A conexão Wi-Fi é sem dúvida um dos elementos mais importantes no mundo moderno em que vivemos. E todos nós sabemos aquela sensação frustrante quando a conexão fica travando. Na verdade, existem 4 razões comuns para o seu Wi-Fi ficar lento, e dicas para corrigir isso.

Wifi connection

Primeiro de tudo, vamos dar uma olhada na mecânica de como a conexão Wi-Fi funciona e o que afeta a sua velocidade. Os dados são transferidos através desta conexão sem fio por duas principais frequências de rádio: 2,4 GHz (tecnologia mais antiga) e 5 GHz (mais nova). Dentro destas duas frequências, existem vários canais, que determinam se você pode navegar na internet rapidamente ou não

1. Roteador: o aparelho que transmite o Wi-Fi

O roteador é o agente que trabalha em escolher a melhor frequência de rádio para os seus dispositivos. A maioria das pessoas agora ainda subestimam a importância de comprar um roteador de alta qualidade e na escolha de um local adequado para colocá-lo em casa. Os melhores roteadores irão trabalhar de forma mais constante e irão escolher a melhor frequência para você. Isso também irá garantir um fluxo suave da internet que você irá gostar. E o posicionamento faz grandes diferenças quando você tem que decidir se os seus dispositivos vão obter a melhor velocidade da conexão Wi-Fi.

Para esclarecer a questão da posição do roteador, os lugares mais altos dão um acesso mais claro para as ondas. Também se lembre de verificar o ambiente e ter certeza de que não está bloqueado e afastado de quaisquer interferências. Dito isto, se você o colocar no chão ou atrás de outros objetos, você irá diminuir consideravelmente o seu desempenho. Além disso, objetos feitos por concreto ou metal são os piores para a velocidade do seu Wi-Fi. Por último, mas não menos importante, como as transmissões da conexão Wi-Fi funcionam em 360 graus, então seria melhor colocar o roteador em algum lugar no meio da casa, ou da sala, ao invés de colocar em um canto.

Wifi connection

2. Outras ondas sem fio

No mundo da tecnologia de hoje em dia, temos uma série de dispositivos que funcionam ou que criam diferentes tipos de ondas sem fio. A conexão Bluetooth e a de Micro-ondas são dois exemplos. Por exemplo, o Bluetooth também opera com 2,4 GHz, a mesma frequência de rádio que a Wi-Fi. Esta semelhança resulta em um “choque de frequência” e afeta a sua velocidade de conexão sem fio. O mesmo acontece com os fornos de micro-ondas, quando as ondas não são protegidas adequadamente. Então, para resolver este problema, tente desligar esses tipos de conexões sem fio quando elas não estiverem em uso.

Wifi connection

3. Luzes LED – um elemento inesperado

Por mais bonitas e elegantes que elas possam parecer, essas luzes de Natal coloridas (ou as luzes LED em geral) estão entre os piores bloqueios para a sua conexão Wi-Fi. Quando ligadas, essas lâmpadas criam um campo eletromagnético que interage com a banda Wi-Fi e, em seguida, diminuem a sua velocidade. Portanto, se você quer decorar o seu quarto com luzes cintilantes, pense em outro lugar para colocar o seu roteador para que isso seja prevenido.

Wifi connection

4. A sua vizinhança – o “inimigo” secreto da sua conexão Wi-Fi

Claro, se o seu vizinho acidentalmente sabe a sua senha Wi-Fi e usa ela em seus dispositivos, isso iria deixar a sua conexão mais lenta. Mas não é o nosso ponto aqui, quando mencionamos a sua vizinhança. Verdade seja dita, quase todas as famílias têm a sua própria rede Wi-Fi, e há muitos dessas em uma pequena área. A densidade é tanta que provoca um problema chamado de “canal de sobreposição” – que pode causar confusão e uma diminuição de velocidade quando dois ou mais roteadores estão transmitindo ao mesmo tempo. A questão é especialmente significativa quando você vive em uma área movimentada onde muitos roteadores são colocados em um bairro fechado. No entanto, se você tem o roteador com uma maior qualidade e achar um lugar ideal para ele, você já minimizou este efeito.

Wifi connection

Observação final sobre os problemas de conexão Wi-Fi

Algumas das questões acima são bastante surpreendentes para a maioria de nós, não são? No entanto, para fazer a longa história curta, a compra de um roteador decente e saber uma posição perfeita para colocá-lo em sua casa iria ajudar a resolver a maior parte do problema. Conhecendo seus dispositivos circundantes e outros na casa iria ajudar a esclarecer todas as outras questões.