Tecnologia de Auto carregamento: um novo futuro para a bateria de smartphones

Recentemente, temos visto muitas inovações geniais na indústria de smartphones. Desta vez, parece que estamos prestes a ver uma das mudanças mais significativas na história da tecnologia: uma bateria interminável

batterycharge

Bateria auto recarregável = bateria interminável

O tempo de vida da bateria é a única característica que tem impacto muito significativo sobre o desempenho de qualquer dispositivo móvel. Uma grande capacidade pode possibilitar a um aparelho o funcionamento sem problemas durante muitas horas, até mesmo dias; enquanto que uma menor capacidade irá limitar o tempo de utilização. E como 2016 chegou, estamos recebendo uma grande notícia da universidade MIT: um grupo de pesquisadores da universidade estão trabalhando na bateria com auto carregamento, que, significa nada mais nada menos que um tempo de vida de bateria ilimitado.

A ideia desta bateria auto recarregável é realmente incrível. Você precisaria produzir energia elétrica sem usar uma tomada, mas através da criação de energia mecânica por movimentos. Por exemplo, quando você for correr, seus movimentos irão criar uma fonte de energia mecânica que pode ser usado para carregar a bateria. Para ativar este processo, a bateria será feita de 2 camadas finas de ligas de lítio e uma folha de polímero, que é absorvido no eletrólito líquido e colocada entre 2 camadas.

self-charging battery

Com base na pesquisa que está sendo feita pela Universidade MIT, tal concepção de carregamento de bateri é muito eficaz ao mover íons de lítio, quando ele estiver conectado aos músculos dos usuários, como joelhos ou pulsos, para transferir a energia criada ao andar. Essa tecnologia, quando finalizada com sucesso, pode ser usada para carregar produtos portáteis como smartphones e smartwatches.

Bateria auto recarregável: o futuro está em nossas mãos

Por enquanto, o melhor resultado obtido pelos pesquisadores é de 15% da capacidade da bateria em um aparelho. Eles esperam conseguir chegar aos 100% em breve, para que possamos utilizar os nossos dispositivos móveis sem nos preocupar com a bateria e todos os seus processos inconvenientes. Não é incrível saber sobre algo tão inspirador?