Displays de smartphones: todos os tipos que você precisa saber

Em um dos nossos artigos passados, nós discutimos e explicamos sobre a definição e resolução dos smartphones. Hoje, vamos dar uma olhada nos tipos de displays dos smartphones!

smartphone display types

Tipos de display de smartphones: LCD

Existem muitos tipos de tela, então vamos começar com a LCD, que significa Liquid Crystal Display. Ela consiste em cristais líquidos que são iluminados por uma luz de fundo. Este display não demanda muita energia para alimentar uma tela, e é executado muito bem sob luz solar, tem maior nível de brilho, dura mais tempo do que outros tipos de tela de smartphones, mas à custa de menos contraste. Existem dois tipos principais de LCD: TFT e IPS. Vamos dar uma olhada em cada um deles a seguir.

TFT significa Thin Film Transistor, uma versão avançada do LCD tradicional. Tem relativamente baixo custo de produção e contraste melhorado; no entanto, consome mais energia e tem ângulos de visão e uma reprodução de cor menos impressionantes. Por outro lado, o IPS (In-Plane Switching) tem maior custo de produção. Isso porque é uma possui uma melhoria adicional em relação ao TFT. Especificamente, ele tem ângulos de visão e reprodução de cor melhorados, e um melhor consumo de energia. Estes tipos de exibição de LCD dos smartphones são muito populares para os fabricantes de smartphones por causa do custo.

smartphone display types

Tipos de display de smartphones: AMOLED e Super AMOLED

Um dos tipos de display de smartphones, AMOLED, significa Active Matrix Organic Light-Emitting Diode. Parece complicado, mas você só precisa saber que é uma outra tecnologia de display de filme fino. Telas AMOLED consomem menos energia ao exibir cores escuras. No entanto, elas irão consumir mais energia para exibir cores claras. O contraste é melhor em telas AMOLED, mas elas não executam tão bem sob a luz solar como as LCD. Telas AMOLED também tem custos de produção mais elevados do que as de LCD, mas elas podem ser mais finas e mais flexíveis do que o LCD (para o caso de telas curvas).

A tela Super AMOLED é uma versão melhorada da AMOLED básica, que lida com a luz solar um pouco melhor, e consomem menos energia. Este foi um termo de marketing usado pela primeira vez pela Samsung para designar essa versão melhorada da tela AMOLED. Mas não é apenas estratégia de marketing: a Samsung tem sido constantemente votada como a melhor fabricante de smartphones quando se trata de exibição.

smartphone display types

Tipos de display de smartphones: Retina

Este é um outro termo de marketing para outro tipo de display de smartphones, desta vez proveniente da Apple. A exibição Retina não é definida por quaisquer características; pelo contrário, ela possui resolução suficiente para que os olhos humanos não possam discernir pixels a uma distância normal de visualização. A resolução varia conforme o tamanho da tela: o iPhone 4, que é o telefone da Apple que usou pela primeira vez este termo Retina e o popularizou, tinha uma resolução de 960 x 640 pixels em uma tela de 3,5 polegadas LCD IPS, ou 330 pixels por polegada quadrada (ppi). O iPhone 6 Plus, o primeiro grande display da Apple, tem resolução Full HD, de modo que sua tela de 5,5 polegadas tem densidade de pixels de 401ppi.

smartphone display types

Tipos de display de smartphones: qual deles é melhor?

Uma coisa a se notar: o display Super AMOLED não se restringe apenas a smartphones Samsung, e o Retina não está restrito apenas a iPhones da Apple (embora você provavelmente ouvirá mais esses dois termos vindos dessas duas marcas). Assim como nem todos os telefones Samsung usam telas Super AMOLED. Os números e dados técnicos pode ser utilizado para comparar, mas o desempenho na vida real é tão importante quanto. Você precisa experimentar os tipos de display de smartphones em primeira mão, pesar os prós e contras, e escolher qual é o melhor para você.

Displays de smartphones

Então, agora que você já aprendeu tudo sobre os tipos de displays dos smartphones, qual(is) dispositivo(s) você acha que tem a(s) melhor(es) tela(s)? Conta pra gente!