Aquisição da Alcatel-Lucent pela Nokia – será um novo começo para a Nokia?

A estratégia da Nokia de cooperar com empresas terceiras foi comprovada pela pelo acordo com a HMD Global. Mas o que poucos fãs da empresa estão sabendo é que, antes da cooperação com a HDM, a Nokia adquiriu com sucesso a Alcatel-Lucent, uma empresa francesa de telecomunicações. Então, como essa aquisição influenciará no retorno da Nokia?

Nokia Alcatel-Lucent

Nokia encontrou um caminho na Nokia Alcatel-Lucent

Após meses de negociações, a Nokia adquiriu oficialmente a empresa de telecomunicações francesa – a Alcatel-Lucent. O Nokia Alcatel-Lucent é um negócio de US$ 16,5 bilhões, que é o maior acordo da história da Nokia, que deverá trazer à Nokia um forte crescimento após um longo tempo de silêncio. É relatado que cerca de 100 mil empregados da Alcatel-Lucent permanecem intactos, mas a sua sede mudou-se para a Finlândia e eles se concentrarão em atender a França, Alemanha, China e EUA. Com isso, a Nokia possivelmente se tornaria uma das maiores operadoras de telecomunicações do mundo.

O presidente da Nokia, Risto Siilasmaa, afirmou com confiança que a Nokia Alcatel-Lucent contribuirá para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de rede 5G, Internet das Coisas e tecnologias de armazenamento em nuvem. Até agora, muitas pessoas acreditam que a Nokia ter vendido o seu segmento móvel serviu para evitar a crescente concorrência com muitas empresas de telefonia novas da China. A Nokia se transformou num setor de telecomunicações, que pode ser visto como uma nova direção para o futuro. Enfim, temos que esperar mais alguns anos para ver quais serão os próximos passos da empresa.

Aquisição da Alcatel

Depois da derrota no segmento móvel, a Nokia está apostando o futuro na infra-estrutura de telecomunicações. Se você olhar para o mercado de smartphones, a Nokia nem sequer chegar ao 5 mais popular. No entanto, a Nokia ainda tem o segmento de equipamentos de rede. Depois de vender o segmento móvel para a Microsoft, a Nokia Networks é praticamente tudo que a empresa possui. No entanto, a infra-estrutura wireless ainda é um oceano sangrento para esta companhia finlandesa.

Objetivo da fusão Nokia Alcatel-Lucent 

A aquisição da Alcatel-Lucent ajudará a Nokia a se tornar a líder mundial de telecomunicações. A Alcatel-Lucent pode ajudá-los a atingir um faturamento anual de 17,4 bilhões de euros (18,6 bilhões de dólares), enquanto 51 bilhões de euros foi o máximo da Nokia em 2007. Logo nós veremos como será o retorno da Nokia. Pelo menos a empresa está empenhada em aderir ao “jogo” novamente. Fique ligado e acompanhe o que a Nokia está fazendo!