5 dicas úteis para MAXIMIZAR o armazenamento do seu smartphone com um cartão microSD

Hoje em dia, os smartphones Android não costumam oferecer grandes espaços para a memória interna, que é um problema intensificado pelo próprio sistema operacional, que toma cerca de 6 GB do armazenamento do dispositivo. Mas felizmente, a maioria dos telefones Android contam com a opção de expandir a memória ROM com a ajuda de um cartão microSD. Aqui nós trouxemos 5 dicas para te ajudar a tirar o máximo proveito do seu smartphone Android aproveitando o slot de cartão microSD que vem nele.

1. Tenha um cartão microSD com o tamanho certo

Em termos de capacidade, duas classificações podem ser usadas em dispositivos Android: Secure Digital High Capacity (também conhecido como SDHC) e Secure Digital eXtended Capacity (também conhecido como SDXC). A primeira categoria se aplica a cartões microSD com menos de 32 GB, e a segunda comtempla os cartões entre 64 GB e 128 GB. Para escolher o tamanho certo para o seu telefone, primeiro você precisa descobrir qual é o tamanho máximo que seu telefone pode aguentar (no geral, telefones lançados nos últimos 5 anos já aceitam cartões SDXC). E lembre-se, você deve comprar um cartão com capacidade que seja em torno de duas vezes mais do que você realmente precisa, uma vez que um cartão vazio, em sua maioria, vai operar mais rapidamente que um cartão quase todo preenchido.

2. Tenha certeza que você escolheu um cartão microSD com a velocidade certa

Depois de escolher o tamanho certo de cartão, você precisa escolher uma velocidade. Neste quesito, você pode escolher o UHS-I ou o Class 10. O UHS-1 é tecnicamente um padrão mais rápido do que o Class 10, mas quando testado na prática, a diferença é desprezível. Se você quer armazenar apenas arquivos de mídia, eles são aproximadamente iguais em termos de desempenho, e são bons o suficiente. No entanto, se você planeja usar o cartão para armazenar aplicativos ou imagens de 4K, recomendamos que você gaste mais dinheiro comprando um Samsung EVO + ou Select, pois ele oferece um desempenho superior, e um melhor custo-benefício. Mas neste caso, você deve se certificar que seu dispositivo é executado pelo Android 6.0 ou mais recente.

armazenamento do seu smartphone

3. Algumas sugestões de cartões microSD

O Samsung EVO + e o Samsung EVO Select são dois excelentes cartões microSD, mas custam mais do que seus concorrentes. Outro cartão microSD semelhante é o SanDisk Extreme Pro. O cartão microSD SanDisk Plus não é tão rápido quanto o SanDisk Extreme Pro ou o Samsung EVO +, mas é confiável e mais barato. Por fim, o SanDisk Ultra de 400 GB é o cartão microSD de maior capacidade até agora, mas também é mais caro e tem um desempenho que não é tão bom quanto o SanDisk Extreme Pro.

4. Formate e configure seu cartão microSD

Ao inserir o cartão microSD em um dispositivo Android, o sistema oferece automaticamente para formatar seu armazenamento. Caso contrário ele não faça isso, vá em Configurações> Armazenamento e escolha Formatar Interno no menu. Em seguida, para mover automaticamente os aplicativos para o cartão, para que ele se torne o espaço principal para armazenar aplicativos, você precisará acessar Configurações> Armazenamento e escolher o cartão microSD interno como disco de gravação padrão. Você também pode selecionar Migrar Dados do armazenamento interno para o cartão microSD, o que fará com que o sistema operacional copie os aplicativos do armazenamento interno para o cartão.

smartphone com um cartão microSD

5. Particione o cartão microSD formatando ele tanto interna como externamente

Pode ser impossível transferir dados (como arquivos de mídia) para e do cartão se ele não estiver particionado, ou seja, separado em armazenamento interno e externo. Fazer isso também permite que o Android criptografe partes do cartão. No entanto, este passo é tecnicamente orientado e requer que você saiba como se conectar a um telefone usando o Android Debug Bridge (o que pode ser um desafio). A partir daí, você pode optar por alocar diferentes porcentagens do cartão para armazenamento interno e externo (para acumuladores de arquivos, manter o cartão inteiramente como armazenamento SDCard, para outros, recomendamos 25% SDCard e 75% Interno).

Mais armazenamento em seu smartphone com um cartão microSD

Aqui nós te demos cinco dicas para aproveitar o máximo do seu smartphone, aumentando sua memória interna com um cartão microSD. Tenha em mente que usar um cartão microSD pode ser uma excelente maneira de expandir o armazenamento do seu telefone, mas caso ele não seja confiável – se o cartão microSD estiver corrompido, pode ser difícil recuperar os arquivos perdidos. É por isso que, mesmo que você use um cartão microSD para expandir o armazenamento, lembre-se sempre de fazer backup de seus arquivos importantes!